Wednesday, February 21, 2007

Fevereiro o mês do amor

No dia 14 de Fevereiro comemorou-se o Dia dos Namorados e a JNI do Porto aproveitou esta data para abordar um tema que os jovens gostam e do qual têm sempre dúvidas e perguntas curiosas.


Relacionamentos vai ser debatido na próxima reunião da JNI (24/02), na igreja do Nazareno do Porto, às 14h30.

Os jovens vão poder ouvir o estudo que vai ser dado pelo Jovem Gamaliel do Rosário, fazer perguntas e intervir no período da reunião.

Depois do estudo iremos ter um tempo de convívio e comemorar os aniversários de dois jovens queridos: o Hugo e o Emilson.


Estaremos à tua espera!!

Não te esqueças : 14h30 na igreja do Nazareno do Porto!! Rua Casais Monteiro,26-perto do Palácio de cristal


Até lá e que Deus seja contigo!!!

Tuesday, February 20, 2007

Testemunho sobre a E.B.P de Carnaval

A Escola Bíblica foi uma bênção para a mim e acredito também para a vida de todos os jovens que estiveram presentes. E vocês podem dizer, “xika” é só mais uma EB!
Mas quando a E. B começou as coisas não estavam acontecer como eu estava a espera, mas Deus nos surpreendeu.
Este ano os Jovens uniram se no Louvor e todos os que estiveram presentes trabalharam muito com a alegria de servir a Jesus. A eles o meu muito obrigado!

Os temas estudados na EBP ( Escola Biblica do Porto) foram: o Novo Testamento, a história da Igreja do Nazareno e os Dons espirituais.
Já sabia da importância da Bíblia na vida de um cristão e muitas vezes nós não sabemos ler a Bíblia ou seja, nós não meditamos nela,pois é importante para a nossa vida espiritual estudar, relatar e tentar procurar fontes, pensar o porquê do Autor ter escrito o livro que estamos a ler.
Para terminar o versículo que me marcou: “Ide fazei discípulos de todas as nações, baptizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo."
Nós como cristãos temos a responsabilidade de ganhar pessoas para Jesus. Para mim o que se tem notado em alguns cristãos é a vergonha de se assumirem e de dizerem que são de Jesus e que vivem para Ele.




Desejo que com o que aprenderam na EBP/B possam sentir ainda mais desejo de servir ao Senhor e estarem ansiosos de fazer a Sua vontade que é proclamar a Sua verdade.



Da Presidente da JNI Porto

Francisca Diogo

Afinal o que é o Carnaval?

O Carnaval, essa festa que arrebata multidões para as ruas, promove desfiles sumptuosos, excessos em geral e também muita violência, libertinagem sexual, etc. Ao estudarmos a origem do Carnaval, vemos que foi uma festa instituída para que as pessoas pudessem abusar com comida e festa antes que chegasse o momento de consagração e jejum que precede a Páscoa, a Quaresma.Veja o que a The Grolier Multimedia Encyclopedia, 1997 nos diz a respeito:

"O Carnaval é uma celebração que combina desfiles, enfeites, festas folclóricas e gulaque é comumente mantido nos países católicos durante a semana que precede a Quaresma. Carnaval, provavelmente vem da palavra latina "carnelevarium" (Eliminação da carne), tipicamente começa cedo no ano novo, geralmente no Epifânio, 6 de Janeiro, e termina em Fevereiro com a Mardi Gras na terça-feira da penitência (Shrove Tuesday)." (The Grolier Multimedia Encyclopedia, 1997. Traduzido por Irlan de Alvarenga Cidade)
Em contrapartida vemos que isso era apenas um pretexto para que os romanos e gregos continuassem com suas comemorações pagãs, apenas com outro nome, já que a Igreja Católica era quem ditava as ordens na época e não era nada ortodoxo manter-se uma comemoração pagã no meio de um mundo que se dizia Cristão.
"Provavelmente originário dos "Ritos da Fertilidade da Primavera Pagã", o primeiro carnaval que se tem conhecimento é originado da Festa de Osiris no Egipto, o evento que marca o recuo das águas do Nilo. Os Carnavais alcançaram o pico de distúrbio, desordem, excesso, orgia e desperdício, junto com a Bacchanalia Romana e a Saturnalia. Durante a Idade Média a Igreja tentou controlar as comemorações. Alguns Papas serviram de patronos, então os piores excessos eram gradualmente eliminados e o carnaval era assimilado como o último festival antes da ascensão da Quaresma. A tradição do Carnaval ainda é comemorada na Bélgica, Itália, França, Portugal e Alemanha. No hemisfério Ocidental, o principal carnaval acontece no Brasil e a Mardi Gras, em New Orleans, E.U.A. (dede 1857). Pré-Cristãos medievais e Carnavais modernos têm um papel temático importante. Eles celebram a morte do inverno e a celebração do renascimento da natureza, ultimamente reunimos o individual ao espiritual e aos códigos sociais da cultura. Ritos antigos de fertilidade, com eles sacrifícios aos deuses, exemplificam esse encontro, assim como fazem os jogos penitenciais Cristãos. Por outro lado, o carnaval permite paródias, e separação temporária de constrangimentos sociais e religiosos. Por exemplo, escravos são iguais aos seus mestres durante a Saturnália Romana; a festa medieval dos idiotas inclui uma missa blasfemiosa; e durante o carnaval fantasias sexuais e tabus sociais são, algumas vezes, temporariamente suspensos." (The Grolier Multimedia Encyclopedia, 1997. Traduzido por Irlan de Alvarenga Cidade)
A Enciclopédia Grolier exemplifica muito bem o que é, na verdade, o carnaval. Uma festa pagã! Os romanos adoravam comemorar com orgias, bebedeiras e glutonaria. A Bacchalia era a festa em homenagem a Baco, deus do vinho e da orgia, em Roma, havia um deus muitíssimo semelhante a Baco, seu nome era Dionísio, da Mitologia Grega Dionísio era o deus do vinho e das orgias. Veja o que The Grolier Multimedia Encyclopedia, 1997 diz a respeito da Bacchanalia, ou Bacanal, Baco e Dionísio e sobre o Festival Dionisiano:
"O Bacanal ou Bacchanalia era o Festival romano que celebrava os três dias de cada ano em honra a Baco, deus do vinho. Bebedeiras e orgias sexuais e outros excessos caracterizavam essa comemoração, o que ocasionou a sua proibição em 186 dC." (The Grolier Multimedia Encyclopedia, 1997. Traduzido por Irlan de Alvarenga Cidade)
Essa descrição da Bacchanalia encaixa como uma luva no Carnaval como actualmente é vivido.
"Da Mitologia Romana, Baco era o Deus do vinho e da orgia. O filho de Semele e Júpiter, Baco era conhecido pelos gregos como Dionísio. Sua esposa era Ariadine."
"Dionísio era o antigo deus grego da fertilidade, danças rituais e misticismo. Ele também supostamente inventou o vinho e também foi considerado o patrono da poesia, música e do drama. Na lenda Órfica Dionísio era o filho de Zeus e Persephone; em outras lendas, de Zeus e Semele. Entre os 12 deuses do Monte Olimpo ele era retratado como um bonito jovem muitas vezes conduzido numa carruagem puxada por leopardos. Vestido com roupas de festa e segurando na mão uma taça e um bastão. Ele era geralmente acompanhado pela sua querida e atendido por Pan, Satyrs e Maenades. Ariadine, era seu único amor."
"O Festival Dionisiano era muitas vezes orgíaco, adoradores algumas vezes superavam com êxtase e entusiasmo ou fervor religioso. O tema central dessa adoração era chamado Sparagmos: deixar de lado a vida animal, a comida dessa carne, e a bebida desse sangue. Jogos também faziam parte desse festival." (The Grolier Multimedia Encyclopedia, 1997. Traduzido por Irlan de Alvarenga Cidade) O Festival Dionisiano então, não parece ser a mesma coisa que a Bacchanalia e o Carnaval? Claro que sim!
Nós, Cristãos, não devemos concordar de modo algum com essa comemoração pagã, que na verdade é em homenagem a um falso deus, patrono da orgia, de bebedeiras e dos excessos, na verdade um demônio.

Texto adaptado do original de Irlan de Alvarenga Cidade

Thursday, February 15, 2007

Na época de Carnaval vamos à escola

As proximas férias de carnaval a jni do Porto e de Braga vão à Escola Biblíca.

Um fim de semana diferente com convidados especiais que fazem com que as próximas férias de carnaval sejam passadas em conjunto para todos juntos louvarmos ao que é digno de toda a honra e todo o louvor.

Sabado e Domingo estaremos na igreja do Nazareno do Porto todo o dia. Segunda da parte da tarde apanhamos o comboio e iremos para Braga. Terça feira já que é feriado ficamos por lá para ter um tempo abençoado ouvindo o que Deus tem para falar aos nossos corações.


És sempre convidado a estar presente e a participar nesta festa.

E lembra te que se alguém merece que estejas alegre e que festejes com todo o teu coração, esse alguém é Deus.

Saturday, February 03, 2007

És especial

Você é quem é por uma razão.
Você faz parte de um plano complexo.
Você é uma criação original, preciosa e perfeita,
denominada como notável homem ou mulher de Deus.

Você tem essa aparência por uma razão.
Nosso Deus não cometeu nenhum erro.
Ele o teceu no útero,
você é exactamente o que ele quis fazer.
Os pais que você teve foram escolhidos por ele,
e, a despeito de seus sentimentos,
eles foram feitos sob medida para os
planos que Deus tem em mente,
e estão aprovados pelo Senhor.

Não, aquele trauma que você enfrentou não foi fácil.
E Deus chorou por aquilo o ter machucado tanto;
mas foi permitido para moldar seu coração
para que você crescesse à sua iamgem.

Você é quem é por uma razão.
você vem sendo moldado pela vara do Senhor.
você é quem é, amado,
porque há um Deus.

Poema de Russel Kelfer

Você não é um acidente

"Seu nascimento não foi um erro ou um infortúnio, e sua vida não é um acaso da natureza. Seus pais podem não tê-lo planeado, mas Deus certamente o fez. Ele não ficou nem um pouco surpreso com o seu nascimento. Aliás, Ele o aguardava. (...) Você está vivo porque Deus quis criá-lo: A bíblia diz: O Senhor cumprirá o seu propósito para comigo (...) Tu me conheces por dentro e por fora, conheces cada osso do meu corpo; conheces exatamente como fui formado, parte por parte, como fui esculpido e vim a existir.
E o mais incrivel: Deus decidiu como você nasceria. Independentemente das circunstâncias do seu nascimento e de quem são os seus pais, Deus tinha um plano ao criá-lo. Nao importa se os seus pais foram bons, ruins ou indiferentes. Deus sabia que esses dois indivíduos possuíam a contituição genética específica para criar você em especial, exactamente como ele tinha em mente. Eles tinham o DNA que Deus queria para formá-lo.
Embora existam pais ilegítimos, não existem filhos ilegítimos. Muitos filhos nao foram planeados pelos pais, mas não são um imprevisto para Deus."
"Vida com propósitos de Rick Warren"

Muitas vezes não entendemos o motivo porque Deus nos fez e achamos que não valemos nada e que a nossa vida é inútil.
Mas para Deus tu és precioso!! Ele criou te e tem algo para a tua vida.
Deus é amor e Ele quer demonstrá-lo através de nós.
Ele é o Senhor da vida, pois Ele é quem determina o nosso nascimento e a nossa morte.
Não devemos duvidar do poder de Deus mas chegarmos a Ele para perceber o propósito que tem para cada um de nós.
Deus tem algo maravilhoso preparado para ti: é só ouvires a sua voz, estares atento à Sua vontade e lhe obedeceres. Assim poderás experimentar maravilhas, benções e o Seu amor.
"Muito antes de estabelecer as fundações da terra, Deus já nos tinha em mente, tendo nos escolhido como foco do seu amor!"
Efésios 1:4a